Gestão eficiente: Saiba como reprovar documentos na ZapSign!

Agora, com a possibilidade de reprovar os documentos, você pode invalidar documentos pendentes de assinatura, garantindo mais transparência e segurança no processo.

O que é a funcionalidade?

A reprovação de documentos permite que você rejeite documentos que ainda não foram assinados por todos os signatários. 

Quando um documento é reprovado, ele recebe uma marca d’água “DOCUMENTO REPROVADO” e fica impossibilitado de ser assinado futuramente. Dessa forma, eliminamos qualquer dúvida sobre a validade do documento.

Quais são os benefícios?

  • Transparência: Formaliza a invalidação do documento, deixando claro que ele não pode mais ser assinado.

  • Segurança: Impede assinaturas indevidas e garante que documentos não válidos sejam facilmente identificados.

  • Escalabilidade: Automatiza o processo e reduz erros operacionais, eliminando a necessidade de exclusões manuais.

  • Rastreabilidade: Mantém o histórico do documento, sem a necessidade de removê-lo do sistema.

Como funciona na prática?

Na Plataforma da ZapSign, você pode reprovar documentos que:

  • ✅ Ainda aguardam a assinatura de um ou mais signatários obrigatórios;

  • ✅ Não foram assinados por todas as partes.

  • 🚫 Para documentos já assinados por todos os signatários, a reprovação não será permitida.
  • Somente os usuários de nível administrador e proprietário poderão reprovar envelopes que criaram ou que estão sob seu gerenciamento. Caso o usuário seja membro e o documento não foi gerado por ele, não poderá efetuar a recusa.

O que acontece após a reprovação?

  • O status do documento será alterado para "Recusado".

  • Se um signatário tentar acessar o link enviado anteriormente para assinar o documento, verá um aviso informando que ele foi reprovado.

  • A validação jurídica será removida, garantindo que o documento não tenha mais validade legal.

Consigo realizar a reprovação via API?

Sim! A ZapSign disponibiliza dois endpoints para realizar essa ação:

  1. Reprovação do documento via API por company (a empresa decide rejeitar o documento) - Para mais detalhes veja a documentação da API: https://docs.zapsign.com.br/documentos/reprovar-documentos
  2. Reprovação do documento via API pelo signatário (o próprio signatário recusa a assinatura)  - Para mais detalhes veja a documentação da API: https://docs.zapsign.com.br/signatarios/reprovar-documentos-pelo-usuario

Potencialize sua gestão com a Reprovação de Documentos!

A funcionalidade de Reprovar Documentos é um grande avanço para empresas que buscam mais eficiência, segurança e escalabilidade na gestão de documentos eletrônicos, garantindo rastreabilidade e impedindo assinaturas indevidas.