O Adobe Reader acusou que a assinatura do meu documento não é válida, e agora?

Por padrão, o Adobe Reader não reconhece as assinaturas realizadas por Certificados Digitais A1 emitidos pelo ICP-Brasil. Por este motivo, o programa pode alertar o usuário de que a assinatura da ZapSign é inválida.

    Para resolver a questão, é necessário importar e definir como uma das fontes confiáveis do seu Adobe Reader a cadeia de certificados da Autoridade Certificadora SERPRORFBv5 (Serviço Federal de Processamento de Dados da Receita Federal do Brasil) e da Autoridade Certificadora Certisign Múltipla.

Atenção: O passo a passo a seguir é apenas uma configuração opcional do Adobe Reader instalado na sua máquina, independentemente disso, o documento da ZapSign está devidamente assinado e com sua integridade garantida.

Se não quiser seguir o passo a passo, valide seu documento pelo ITI ou pelo Verificador da ZapSign.

Como configurar seu Adobe Reader

     1) Primeiro, baixe a cadeia de certificados que será importada em seu Adobe Reader. Ela pode variar, conforme a data que seu documento foi assinado:

      2) Agora abra seu Adobe Reader, clique em "Editar", depois em "Preferências".

     3) Vá em "Assinaturas" e na seção "Certificados confiáveis e de identidade" clique em "Mais..."

       4) No menu esquerdo, clique em "Certificados confiáveis" e selecione "Importar".

     5) Na seção "Contatos", clique em "Procurar..." e selecione o arquivo que você baixou no passo 1.

     6) Na seção "Contatos", clique no item "Autoridade Certificadora SERPRORFBv5" que apareceu. Na sequência, na seção "Certificados", clique no item que apareceu também com o nome "Autoridade Certificadora SERPRORFBv5".

    7) Clique em "Confiar..." e habilite a opção "Utilizar esse certificado como uma raiz confiável" e clique em "OK"

    8) Por fim, vá em "Importar". Clique em OK e feche todas as janelas. Reinicie o Adobe Reader e abra um documento assinado na ZapSign.

  Feito! Seu Adobe agora está configurado e pronto para validar corretamente as assinaturas baseadas em certificados emitidos pelas entidades subordinadas à Autoridade Certificadora Raiz Brasileira. O resultado deve ser parecido com isso: