A integração entre a ZapSign e a plataforma Make permite a automação do monitoramento de documentos, utilizando webhooks que notificam automaticamente sempre que um evento ocorre. Este guia apresenta um passo a passo para configurar os módulos de "Assistir Documento" na ZapSign dentro do Make.
Requisitos Necessários
-
Possuir um plano API ativo e vigente na ZapSign;
-
Conta criada na plataforma Make (Cadastre-se aqui).
Os módulos de "Assistir Documento" são webhooks, que possibilitam o recebimento de notificações automáticas sempre que ocorrer uma ação específica em sua conta da ZapSign. Assim, não há necessidade de verificações manuais.
Importante:
Esse processo de integração requer conhecimentos técnicos sobre APIs. Caso você não tenha experiência nessa área, é recomendável buscar o suporte de um profissional de TI.
Em caso de dúvidas, verifique a possibilidade de integração das ferramentas que deseja, juntamente com o suporte do Make.
Passo a passo para configurar o monitoramento
Criar um Novo Cenário no Make
- Primeiro será preciso acessar sua conta no Make (clique aqui para se cadastrar).
- Na tela inicial do Make, vá em “+ Create New Scenario”.
-
Após acessar a tela de New Scenario, pesquise por Zapsign no campo de busca de módulos/apps e selecione o módulo desejado. Possuímos 3 módulos de “assistir” documentos, que são:
O módulo Watch Document Created receberá informações toda a vez que um documento for criado dentro de sua conta Zapsign;
O módulo Watch Document Deleted receberá informações toda a vez que um documento for apagado em sua conta da Zapsign;
O módulo Watch Document Signed receberá informações toda a vez que um documento for assinado em sua conta Zapsign.
Nesse exemplo, utilizaremos o módulo Watch Document Create.
Criar um Webhook
-
Nesse módulo iremos criar um webhook. Para isso, clique em Create a webhook.
Um webhook é uma maneira de receber notificações automáticas e em tempo real sempre que um evento específico acontece em um sistema ou aplicativo. Ele funciona como um gatilho, enviando dados para uma URL definida sempre que ocorre uma determinada ação.
Configurar a conexão com a API da ZapSign
-
Você irá visualizar a tela de conexão (Connection). Selecione Create a Connection e preencha o nome que você deseja colocar para sua conexão em Connection name (nome da conexão). Depois, insira seu API TOKEN no campo abaixo destinado ao token.
Você pode verificar qual é o seu API TOKEN acessando a plataforma Zapsign e indo em Configurações > Integrações > API Zapsign, ou acessando aqui API ZAPSIGN.
Testando a configuração
- Após finalizar a conexão, seu webhook estará pronto. Esse webhook receberá informações toda a vez que um documento for criado em sua conta Zapsign.
Agora só é necessário “rodar” o módulo para verificar se ele está funcionando corretamente. Para isso, clique no botão Run Once.
Após clicar em Run Once, o módulo ficará “rodando”, aguardando o recebimento das informações do documento criado. Você poderá visualizar no canto inferior esquerdo a mensagem waiting for data (esperando por dados). -
Para testar o funcionamento do módulo, acesse sua conta Zapsign e crie um documento.
Se tudo for feito corretamente, após a criação do documento, o módulo irá carregar e ficará com ícones verdes, o que significa que todas as informações foram processadas.
Dúvidas? Consulte a Inteligência Artificial da ZapSign
Caso tenha dúvidas, utilize a assistente de IA treinada com toda a documentação da API. Acesse este link para obter suporte imediato.