A integração de serviços por meio de APIs é essencial para otimizar processos e automatizar tarefas repetitivas. Com o módulo Make a API Call da plataforma Make, é possível interagir diretamente com a API da ZapSign para criar documentos, recuperar informações e muito mais. Este guia traz um passo a passo detalhado para você realizar essa configuração com facilidade.
Requisitos Necessários
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Plano API ativo e vigente na ZapSign;
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Conta criada na plataforma Make;
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Conhecimento básico em programação e familiaridade com APIs;
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Consulta à documentação da API da ZapSign (Acesse aqui).
Importante:
O uso do módulo Make a API Call requer conhecimentos técnicos sobre APIs. Caso você não tenha experiência nessa área, é recomendável buscar o suporte de um profissional de TI.
Em caso de dúvidas, verifique a possibilidade de integração das ferramentas que deseja, juntamente com o suporte do Make.
Passo a passo para configurar o Módulo
Criar um Novo Cenário no Make:
- Primeiro será preciso acessar sua conta no Make (clique aqui para se cadastrar).
- Na tela inicial do Make, vá em “+ Create New Scenario”.
- Após acessar a tela de New Scenario, pesquise por Zapsign no campo de busca de módulos/apps e selecione o módulo Make a API call.
Configurar a conexão com a API da ZapSign:
- Você irá visualizar a tela de conexão (Connection). Selecione Create a Connection e preencha o nome que você deseja colocar para sua conexão em Connection name (nome da conexão). Depois, insira seu API TOKEN no campo abaixo destinado ao token.
Você pode verificar qual é o seu API TOKEN acessando a plataforma Zapsign e indo em Configurações > Integrações > API Zapsign, ou acessando aqui API ZAPSIGN.
Definir a URL e o método HTTP:
- Após finalizar a conexão, você irá preencher os campos que o módulo disponibiliza.
- Primeiro, cole a URL que deseja utilizar. Uma URL em API é o endereço que você usa para se conectar a um serviço e pedir ou enviar informações. Ela funciona como um "caminho" para acessar um recurso específico na API.
Essas são algumas URLs disponíveis em nossa documentação:
https://api.zapsign.com.br/api/v1/docs (Criar documento via Upload);
https://api.zapsign.com.br/api/v1/models/create-doc/ (Criar documento via Modelo);
https://api.zapsign.com.br/api/v1/docs// (Detalhar documento).
Nesse exemplo, a URL utilizada será a de Criar documento via Upload. Lembrando que você pode consultar todas as informações acessando a documentação em nosso site: https://docs.zapsign.com.br/ -
No campo Method (método) você irá escolher a forma de dizer à API o que você quer fazer. Trabalhamos com uma API REST, que utiliza os métodos GET e POST:
GET: Usado para buscar informações.
POST: Usado para enviar informações.
Cada endpoint tem um método específico definido na documentação da AP
Em nossa documentação, está especificado qual é o método de cada URL. Nesse exemplo, o método da URL de Criar documento via Upload é POST.
Configurar o corpo da requisição (Body):
- O campo Headers já virá preenchido automaticamente. Você NÃO precisa adicionar cabeçalhos de autorização, pois já fizemos isso para você.
Lemos tudo em JSON e nossas respostas também são em JSON, então mantenha esses campos com as informações que já vieram de forma automática:
Key: Content-Type
Value: application/json -
O campo Query String não é necessário nesse módulo, então você pode desconsiderá-lo e passar para a próxima etapa
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Por fim, no campo Body você irá inserir o conteúdo de sua requisição que será enviado para API. Para facilitar, nós da ZapSign deixamos todas as requisições prontas no Postman para você economizar tempo.
Acessando o site https://docs.zapsign.com.br/todas-as-requisicoes-prontas você poderá acessar a requisição que deseja utilizar.
Nesse exemplo, o body utilizado será da requisição Criar documento via Upload. Acesse o site de nossa documentação onde disponibilizamos as requisições, e clique em Public API | Zapsign Public Workspace.
Após isso, você será direcionado ao nosso espaço de trabalho no Postman, onde todas as requisições estarão disponíveis. Selecione a requisição de Criar documento via Upload, clique em body e copie todo o conteúdo da requisição. Depois, retorne ao MAKE e cole essa requisição.
DICA: Cole o texto sem formatação. Para isso, utilize as teclas Ctrl + Shift + V ou clique com o botão direito do mouse e selecione “colar como texto sem formatação”.
Executar a chamada na API:
- Com todas as informações preenchidas nos respectivos campos, agora só é necessário “rodar” o módulo. Para isso, clique no botão Run Once. Se tudo for feito corretamente, o módulo irá carregar e ficará com ícones verdes, o que significa que todas as informações foram processadas e o documento foi criado.
- Por fim, é importante ressaltar que você pode (e deve) editar as requisições conforme a sua necessidade. No tópico acima, a requisição de Criar documento via Upload foi copiada exatamente da mesma forma que é disponibilizada em nossa biblioteca. Abaixo, traremos um exemplo de requisição editada.
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Nota-se que a requisição editada está consideravelmente menor que a original. Isso ocorre pois na requisição editada, não utilizamos todas as strings disponíveis (Veja todas as strings disponíveis no link https://docs.zapsign.com.br/documentos/criar-documento).
Utilizamos somente as strings necessárias para a criação desse documento, que foram:
"name": - Nome do Documento
"url_pdf": - Link do PDF que será utilizado para criar o documento
"signers": - Signatários
"name": - Nome do Signatário
"email": - e-mail do signatário
"auth_mode": - Método de autenticação
"send_automatic_email": - Envio automático do link por e-mail
Assim, o documento será criado somente com essas condições. Veja abaixo:
Dúvidas? Consulte a Inteligência Artificial da ZapSign!
Se tiver dificuldades, utilize a assistente de IA treinada com toda a documentação da API. Acesse este link para tirar suas dúvidas de forma rápida e eficiente!