Criando Documentos na ZapSign com o Make: Guia Completo!

Se você deseja criar um documento na ZapSign utilizando a plataforma Make, este guia explicará de forma intuitiva e educativa os passos necessários para configurar essa automação de maneira eficiente.

Requisitos Necessários

Para utilizar essa funcionalidade, é necessário atender aos seguintes requisitos:

  • Ter um plano API ativo e vigente na ZapSign;
  • Possuir uma conta criada na plataforma Make;
  • Disponibilizar uma URL pública para o arquivo em formato .PDF.

Importante:

O uso do módulo create a documento via upload requer conhecimentos técnicos sobre APIs. Caso você não tenha experiência nessa área, é recomendável buscar o suporte de um profissional de TI.

Em caso de dúvidas, verifique a possibilidade de integração das ferramentas que deseja, juntamente com o suporte do Make. 

Passo a Passo para Criar um Documento via Upload:

Acessando o Make:

  1. Primeiro será preciso acessar sua conta no Make (clique aqui para se cadastrar).
  2. Na tela inicial do Make, vá em “+ Create New Scenario”.

Criando um Novo Cenário:

  1. Após acessar a tela de New Scenario, pesquise por Zapsign no campo de busca de módulos/apps e selecione o módulo Create a document via Upload.

Conectando sua conta ZapSign ao Make:

  1. Você irá visualizar a tela de conexão (Connection). Selecione Create a Connection e preencha o nome que você deseja colocar para sua conexão em Connection name (nome da conexão). Depois, insira seu API TOKEN no campo abaixo destinado ao token. 

    Você pode verificar qual é o seu API TOKEN acessando a plataforma Zapsign e indo em Configurações > Integrações > API Zapsign, ou acessando aqui API ZAPSIGN.

Preenchendo os campos do Módulo:

  1. Após finalizar a conexão, você irá preencher os campos que o módulo disponibiliza. 

    No campo Document Name (Nome do documento) você irá escrever o título que seu documento terá após ser criado.


  2. No campo PDF's URL você deve colar a URL do seu documento PDF. 

    Lembrando que para utilizar esse módulo, você precisa ter uma URL pública. Uma URL pública é um endereço web que dirige diretamente a um documento e que pode ser acessado de qualquer rede. A URL obrigatoriamente precisa ser .PDF

    Exemplo:

    https://zapsign.s3.amazonaws.com/2022/1/pdf/63d19807-cbfa-4b51-8571-215ad0f4eb98/ca42e7be-c932-482c-b70b-92ad7aea04be.pdf



  3. No campo Signers (signatários), clique em add item (adicionar item) para incluir as pessoas que irão assinar esse documento. 

    No campo Name (nome) preencha o nome do signatário, e no campo email preencha o endereço de e-mail do signatário. 



  4. Se deseja que o link de assinatura seja encaminhado automaticamente para o e-mail que você preencheu, marque YES no campo send_automatic_email (enviar e-mail automático). 

    Observação: Apesar de existir o campo send_automatic_whatsapp (enviar whatsapp automático), ele ainda NÃO está disponível para uso dentro desse módulo do Make.

Executando o Módulo:

  1. Com todas as informações preenchidas nos respectivos campos, agora só é necessário “rodar” o módulo. Para isso, clique no botão Run Once. Se tudo for feito corretamente, o módulo irá carregar e ficará com ícones verdes, o que significa que todas as informações foram processadas e o documento foi criado.

    Para comprovar a criação do documento, dentro de sua conta Zapsign acesse a opção Documentos > Documentos criados e verifique se o documento foi criado corretamente. 

Agora que você aprendeu a criar documentos via Upload na ZapSign utilizando o Make, aproveite essa funcionalidade para otimizar processos e automatizar fluxos de trabalho!