Como gerar Documentos via Modelo na ZapSign com o Make!

A integração entre a ZapSign e a plataforma Make é uma solução eficiente para automatizar a geração de documentos utilizando Templates pré-definidos. Neste artigo, vamos guiá-lo pelos requisitos necessários e pelas principais considerações para garantir uma integração bem-sucedida.

Requisitos Necessários

Antes de iniciar a configuração, é importante garantir que você possui os seguintes requisitos:

  • Plano API ativo e vigente na ZapSign: Apenas contas com acesso à API da ZapSign podem utilizar essa funcionalidade.

  • Conta criada na plataforma Make: A integração ocorre por meio do Make, então é essencial ter uma conta ativa na plataforma.

  • Modelo criado na sua conta ZapSign: Os documentos serão gerados a partir de um Modelo previamente configurado.

Importante:

O uso do módulo Create a document via Modelo requer conhecimentos técnicos sobre APIs. Caso você não tenha experiência nessa área, é recomendável buscar o suporte de um profissional de TI.

Em caso de dúvidas, verifique a possibilidade de integração das ferramentas que deseja, juntamente com o suporte do Make. 

Passo a passo para criar um Documento via Modelo

Acessando o Make:

  1. Primeiro será preciso acessar sua conta no Make (clique aqui para se cadastrar).

Criando um Novo Cenário:

  1. Na tela inicial do Make, vá em “+ Create New Scenario”.


  2. Após acessar a tela de New Scenario, pesquise por Zapsign no campo de busca de módulos/apps e selecione o módulo Create a document via Template.

Conectando sua conta ZapSign ao Make:

  1. Você irá visualizar a tela de conexão (Connection). Selecione Create a Connection e preencha o nome que você deseja colocar para sua conexão em Connection name (nome da conexão). Depois, insira seu API TOKEN no campo abaixo destinado ao token. 

    Você pode verificar qual é o seu API TOKEN acessando a plataforma Zapsign e indo em Configurações > Integrações > API Zapsign, ou acessando aqui API ZAPSIGN.

Preenchendo os Campos do Módulo:

  1. Após finalizar a conexão, você irá preencher os campos que o módulo disponibiliza. Lembrando que para utilizar esse módulo, você precisa ter um Modelo criado dentro de sua conta da Zapsign. Saiba como criar um Modelo acessando aqui (Como criar Modelo).

    No campo Template ID (ID do Modelo), preencha o código que aparece no final da URL de seu Modelo. Exemplo:

    https://app.zapsign.com.br/conta/modelos/Código que aparece aqui



  2. No campo Signer's full name (Nome completo do signatário), digite o nome do signatário variável que irá assinar o documento.


  3. No campo Folder path (Caminho da Pasta), escreva o nome da pasta que você deseja que os documentos fiquem após eles serem criados. Lembrando que o nome da pasta deve ser escrito exatamente da mesma forma que está na plataforma, não esquecendo da barra ( / ) antes do nome


    Observação:
    Se não deseja atribuir os documentos a nenhuma pasta, preencha o campo somente com uma barra ( / ). Assim, os documentos ficarão na tela inicial da plataforma Zapsign, na opção Documentos > Documentos Criados. 

Configurando as Substituições (Replacements):

  1. No campo replacements (substituições), clique em add item (adicionar item), e adicione a quantidade de campos de acordo com a quantidade de “chaves” que você possui em seu Modelo.

    Acessando seu Modelo na plataforma Zapsign, e indo em Configurar Modelo > Configurar Formulário, você poderá visualizar todas as “chaves” que você criou em seu Modelo. 

    Copie as chaves de seu Modelo nos campos From (De), nos itens que adicionou dentro de replacements (substituições). As chaves devem ser copiadas exatamente da mesma forma que estão no Modelo

  2. Após todas as chaves estarem nos respectivos campos, você precisará colocar nos campos To (para) os valores que serão preenchidos nas chaves após o documento ser criado. Exemplo: 

    No primeiro campo From (de), está escrito a chave “Nome”. 
    Esse campo será preenchido pelo valor “Pedro”, que está escrito em To (para). 

 

Executando o Módulo


  1. Com todas as informações preenchidas nos respectivos campos, agora só é necessário “rodar” o módulo. Para isso, clique no botão Run Once. Se tudo for feito corretamente, o módulo irá carregar e ficará com ícones verdes, o que significa que todas as informações foram processadas e o documento foi criado.

    Para comprovar a criação do documento, dentro de sua conta Zapsign acesse a pasta na qual você direcionou os documentos criados através do módulo do Make, e verifique se o documento foi criado corretamente.

Agora que você aprendeu a criar documentos via Modelo na ZapSign utilizando o Make, aproveite essa funcionalidade para agilizar processos e padronizar seus documentos!